terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Pesquisa como eixo de formação docente!




Maria Teresa Esteban
Edwiges Zacur

O professor como pesquisador é aquele que se coloca diante das situações diversas em sala de aula e principalmente fora dela, o educador nunca deveria ir para sala de aula apenas para dar aula, mas fazer da sua prática um ato de aprendizado constante e acreditamos que tais características não estão dissociadas de um professor pesquisador, dentro de sua prática e diante de tantas outras situações da vida. O problema de tantos problemas na educação brasileira não seria a falta da prática de tais profissionais com tais características no exercício de sua profissão? Pois: “A escola continua excludente, produzindo analfabetos, analfabetos funcionais e iletrados”... (Pág. 12) “Há ainda casos, em que a ação pedagógica se “renova”, mas na realidade vive-se a mudança pela não mudança, confiantes na modernidade do “novo” fazer. Mas é claro, não faltam aquelas que recolhem e processam as informações recebidas, entretecendo-as a sua história de professora atenta a leitura das sinalizações do cotidiano...”

2 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Messias,

O início da sua reflexão está legal. Porém gostaria que vc focasse em alguns pontos principais que os autores destacam no texto:
* a distância da universidade das escolas;
* a importância do professor da escola básica pesquisar a sua prática;
* a dicotomia dos currículos das licenciaturas.

Socorro Cabral

Patrícia disse...

Legal seu txto!
Gostei muito.
Pate