segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Importância do professor da escola básica pesquisar sua prática e A dicotomia dos currículos de licenciatura (Cont.)



Tal importância, pode-se dizer que deveria ser a mais genuína, pois apartir daí é que temos a oportunidade de iniciar o processo de forma correta, é na escola básica que encontramos crianças com toda vontade de aprender, buscar, ser e amar tudo que eles aprendem, talvez se agíssemos assim desde a escola básica, não teríamos tanta gente querendo ser médico e advogado, talvez tivessem mais pessoas querendo ser professores (as) se os indivíduos que faziam o currículo das escolas quando esse país começou a ter “sistema” de ensino conseguiu implantar isso na mente das pessoas, porque nós professores não podemos encantar os nossos alunos com a nossa prática, não uma prática perfeita , mas uma prática da ação humana, não uma prática terrorista com medo do supervisor das tuas aulas, mas uma prática como nos é relatada no texto: “Pesquisar pode-se dar apartir de um questionamento, de uma pergunta, de uma idéia fixa, articuladora de um processo empírico-teórico de uma investigação” “Assim a pesquisa é entendida como o momento do pensar: pensar para orientar o fazer de outros”. Os currículos é como já foi discorrido anteriormente, está muito afastado da prática, levando as pessoas a não se sentirem como parte dela, mas como um troféu que precisa ser conquistado, neste contexto: “Quem vive o cotidiano da escola não se reconhece no texto teórico sentindo-se negado; quem teoriza precisa estar atento para não se abstrair da realidade da escola, exorcizando o que possa tumultuar a racionalidade do construto teórico elaborado”. “Em nome de uma pretensa produtividade, a escola se viu invadida pelos planejadores tecnicistas que passaram a pensar pela professora, desprofissionalizada e travestida de tia”.


2 comentários:

Nathália disse...

eu adoro aprender coisas novas com o professor!!!

Nathália disse...

eu adoro o professor porque eles nos encian muitas coisas legais.