terça-feira, 2 de setembro de 2008

HISTÓRIA DE VIDA





Eu comecei a minha vida estudantil numa creche do município onde moro, lá havia muitas crianças e tínhamos três refeições por dia, não era uma creche muito organizada, alguns professores tinham até boa vontade, porém o ambiente cheio de crianças carentes não ajudava muito, não por causa das crianças, mas a situação de vulnerabilidade social que a maioria vivia. Os métodos de alfabetização eram os seguintes: aprender as letras, seus nomes, as pronuncias, haviam livros de historinhas para crianças no corredor, pendurados semelhantes sapatos naqueles tipos de sapateiros que possuem bolsos, livros até muito bonitos, porém nenhum professor os apanhava para lê-los para as crianças. O material didático eram massas de modelar, desenhos para pintar e pendurar num cordão (varal) ou na parede expostos na sala de aula. Um dos momentos mais alegres era juntar as cadeirinhas de madeira e fazer delas um trenzinho “maria fumaça” era uma zoeira só. As vezes no meio da muvuca aparecia a professora para pôr ordem , pois as brincadeiras costuma terminar em brigas e barulho ensurdecedor. Os métodos de ensino se baseavam basicamente na tentativa de nos levar a conhecer as letras e os números, nada de muito “avançado” para a idade, mas algo como que um pincelar de iniciação no processo de alfabetização na infância. Logo depois fiz o curso primário nas Escola de Ensino Fundamenta do Município de Itagi (Parte em escola Pública e Parte em no Colégio Cenecista Pe. Otacílio) O Ensino Médio fiz todo no Colégio Cenecista Pe. Otacílio, Colégio que tem mais de 40 anos de fundado e é considerado uma referência em educação comunitária em toda a Bahia. Terminando o magistério no C.C.P.O fiz o enem no no ano de 2003 fui aprovado, mas não existia nas faculdades credenciadas o curso de Pedagogia, então fiz o Vestibular da UESB 2004 passei e fui cursar o que realmente queria e me identifiquei desde o início até hoje, gosto do curso dentro das limitações que possuo. E durante todo esse processo, tive um apoio muito grande dos meus pais no incentivo aos estudos, principalmente minha mãe, gosto do curso de pedagogia, faço-o com responsabilidade e coerência necessária e mesmo sem nunca ter tido uma experiência significativa em termo de tempo em sala de aula, mas tenho experiência com outros trabalhos que me fizeram acreditar que é possível construirmos uma educação melhor e tentar contornar ou amenizar as mazelas sociais existentes em nosso país, usando o nosso conhecimento como benefício da boa ciência e constante bandeira de luta.

2 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Messias,

Gostei muito das suas primeiras reflexões. Acho que vc pode quebrar o texto em três grandes momentos apra não ficar cansativo para o leitor. Vc pode colocar assim:
* As reflexões sobre a alfabetização e ensino fundamental;
* as reflexões sobre o Magistério- aí vc tem que investir bem mais no texto, falando da organização curricular do curso, dos professores, os que mais te amrcaram e por que, do seu estágio no magistério etc
* Fale também de forma mais aprofundada do curso de Pedagogia, seus dilemas, potencialidades, o estágio de Educação Infantil etc.

Socorro Cabral

MESSIAS... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.