Selma Garrido Pimenta
Maria Socorro L. Lima
Ao falarmos e socializar com a turma sobre tal assunto, foi possível percebermos que há uma preocupação constante de todos os profissionais das variadas áreas do conhecimento o obter uma certificação ou ter um diploma. Essa busca constante pelo conhecimento sistematizado, nos leva a buscar qualificações diversas e conclusão do que se começa. Todavia o maior entrave entre a maioria dos cursos principalmente o de pedagogia é o estágio. A “obrigatoriedade” de fazê-lo nos faz voltar na mente os assuntos ouvidos em sala, as técnicas para se lidar com a realidade e acima de tudo: lidar com uma realidade constante, onde nos deparamos com situações que não podemos maquiar e para que se faça um estágio de forma eficiente torna-se necessário também ter um domínio ainda que pequeno de tais reflexões. Todavia o que leva muitas pessoas a temerem o estágio, não é somente a falta de uma experiência didática antecipada, mas também a falta de convívio e participação numa sociedade que nos chama a cada dia para uma nova realidade. E ao nos depararmos com tal situação nos sentimos despreparados. “Quando cheguei na escola, não sabia analisar o que eu via. Era uma escola pública e eu nunca tinha vivido uma situação daquelas. Faltou merenda escolar! No meio daquela movimentação, eu sentia um misto de pânico e incompetência, além de ver-me completamente perdido. Tinha vontade de sair correndo daquele lugar. No outro dia, eu estava doente na hora de ir par o estágio” (Aluno do 7º semestre do curso de pedagogia).
Um comentário:
Parabéns! Sua síntese ficou ótima.
Socorro Cabral
Postar um comentário