Nesta 3ª semana, nos sentimos bastante realizados com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e nas dependências outras da escola, a aplicação do projeto “Brincando também se aprende”, tem dado uma vida muito grande as nossas aulas, nos deparamos constantemente com grande surpresas: entre elas as aulas com receitas e cantigas de roda, em alguns momentos chegamos a pensar que seria difícil desenvolver uma aula dessas, devido a preocupação em acomodar os alunos na sala dos professores e mantê-los com um certo grau de comportamento. Não queríamos robores, mas crianças com um comportamento aceitável para o momento, foi tudo muito bom e conseguimos desenvolver o plano numa boa.... Talvez pela motivação do novo e pelo desejo de degustar um lanche diferente, mas que tem feito com que eles se sintam mais motivados a aprender, não só na hora de fazer a receita, mas também no momento da aula. As atividades escritas tiveram um bom rendimento e a atenção ao conteúdo também. Quanto a participação e realização da atividade da cantiga (Se esta rua...) , foi maravilhosa, tudo isso nos levou a pensar num no texto de Esteban e Zacur: “ Há, portanto, uma dinâmica própria que interage com o pensar e com o fazer. Não se pode simplesmente, transportar a experiência vivida em outro tempo ou lugar, ainda que todas as experiências possam ser válidas para a construção de projetos para cada novo lugar a ser ocupado”. Isso nos leva a refletir sobre o grande número de projetos excelentes que existem, mas não é só o fato se ter projetos , mas ter força de vontade de realizá-los. Ás vezes se formos olhar as situações adversas não vamos fazer nada, por isso ficamos sempre a pensar, porque existem planos que dão certos em alguns lugares e em outros não? Não seria esse desâmino que nos abate sempre que algo novo surge?
ATITUDE DIANTE DAS DIFICULDADES
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário